Registro Completo


[013591]

[ impressão]

Referência:
BOCCATO, Vera Regina Casari. Estudo comparativo entre o grupo focal e o protocolo verbal em grupo no aprimoramento de vocabulário controlado em fisioterapia: uma proposta metodológica qualitativa-cognitiva. . InCID: Revista de Ciencia da Informacao e Documentacao, Ribeirao Preto, v. 5, n. 1, p. 47-68, mar./ago. 2014

Descritor(es):
GRUPO FOCAL, PROTOCOLO VERBAL EM GRUPO, VOCABULÁRIO CONTROLADO, FISIOTERAPIA, PROPOSTA METODOLÓGICA QUALITATIVA - COGNITATIVA, PROTOCOLO VERBAL EM GRUPO, VOCABULÁRIO CONTROLADO, FISIOTERAPIA.

Resumo:
Identificou-se, entre o Grupo Focal e Protocolo Verbal em Grupo, qual é a técnica metodológica qualitativa de coleta de dados mais indicada na avaliação de vocabulário controlado na área de Ciências da Saúde, categoria de Fisioterapia, no contexto cognitivo dos usuários e pela perspectiva de sistema de recuperação da informação especializado. As coletas de dados com o Grupo Focal e o Protocolo Verbal em Grupo ocorreram com docentes e discentes de um Departamento de Fisioterapia de uma universidade pública brasileira na avaliação do DeCSDescritores em Ciências da Saúde em Fisioterapia, para a busca por assunto na base de dados LILACS, da BIREME. Os resultados demonstraram que tanto o Grupo Focal quanto o protocolo verbal em grupo obtiveram um desempenho satisfatório na avaliação do DeCS-Descritores em Ciências da Saúde, categoria de Fisioterapia, porém com uma relevância maior apontada para o Grupo Focal. Em conclusão, realizou-se uma proposta metodológica qualitativa-cognitiva de coleta de dados, nomeada de "Protocolo Focal", indicada no uso de estudos de avaliação de vocabulários controlados em Ciências da Saúde.

Endereço eletrônico:
http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/63986/pdf_16 Acessado em: 27 out. 2015