Registro Completo


[011466]

[ impressão]

Referência:
SANTOS, Aleksandra Pereira . Amnésia organizacional: em estudo de caso sobre a memória na Administraçao Pública Federal. . InCID: Revista de Ciencia da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 36-56, jan./jun. 2012

Descritor(es):
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AMNÉSIA ORGANIZACIONAL.

Resumo:
Compreender as características da memória na administração pública mostra-se relevante para o entendimento do papel e da atuação do Estado brasileiro. Este texto buscou tal compreensão, a partir de estudo de caso da memória organizacional no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para tanto, buscou-se um referencial teórico integrando as Ciências da Informação e Administração, uma vez que o tema abrange teorias de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. A análise de documentos e as entrevistas foram as técnicas de coleta de dados utilizadas. Foram analisados os aspectos relativos à percepção dos dirigentes sobre os processos de retenção, recuperação e uso de informações e/ou conhecimentos, evidenciando-se as barreiras culturais e técnicas. Os resultados apontam para a percepção da memória organizacional enquanto processo implícito, natural, em permanente desenvolvimento, composta de repositórios múltiplos não integrados, cuja fonte principal é o indivíduo.

Endereço eletrônico:
http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42368/46039 Acessado em: 25 out. 2012