Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
ARAUJO, Andre Vieira de Freitas , CRIPPA, Giulia . Confusa e irritante multidao de livros: relacoes entre o contexto historico-informacional da Europa Moderna e a estrutura documentaria de Bibliotheca Universalis, de Conrad Gesner. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v.7, ed. esp. , p. 224-241, Ago. 2016

Descritor(es):
Bibliografia; Bibliotheca Universalis(1545); Conrad Gesner (1516-1565); Gesto bibliográfico; Imprensa; Pandectae(1548-1549)

Resumo:
A Imprensa teve como um dos seus mais significativos impactos a vasta, intensa e acelerada produção de bibliografias, como meios de registro, organização, seleção, disponibilização e mediação de documentos. Entre as inúmeras conseq¨ências da Imprensa está a necessidade de se operar a chamada explosão informacional-fenômeno investigado, do ponto de vista histórico-cultural, por autores como Peter Burke e Ann Blair. A partir desta paisagem, o artigo busca estabelecer relações entre o contexto histórico-informacional da Europa Moderna e Bibliotheca Universalis, de Conrad Gesner (Séc. XVI). Bibliotheca arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes, conforme se evidencia nos estudos de Alfredo Serrai e Fiammetta Sabba. O "gesto bibliográfico" gesneriano é mais do que uma resposta a confusa et noxia illa librorum multitude("confusa e irritante multidão de livros", que hoje nos remete ao sentido da denominada information overload): é a força que arquiteta a própria Bibliografia enquanto disciplina.

Endereço eletrônico:
http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/118774/116245 Acessado em: 12 jan. 2017

[Fechar esta janela]