Referência: REVEZ, Jorge . Práticas digitais nas unidades de I&D em Portugal: uma observação parcial da área das Humanidades. . Informação e informação , Londrina, v. 22, n. 3, p. 405 - 425, set./out. 2017
Descritor(es):
Humanidades Digitais, Investigação científica, Humanidades, Unidades de I&D, Portugal.
Resumo: Introdução - Em que patamar digital estão as Humanidades portuguesas? A resposta a esta pergunta exige uma aproximação ao quadro teórico das Humanidades Digitais e uma aplicação deste quadro à situação da investigação científica portuguesa. É o primeiro estudo cruzado (não restrito a uma disciplina) sobre as práticas digitais na área das Humanidades em Portugal.
Objetivo - O objetivo é analisar as práticas digitais na área das Humanidades em Portugal.
Metodologia - Observámos uma amostra de 18 unidades de I&D portuguesas que atuam na área das Humanidades e identificámos os seus projetos de investigação em curso. Consideraram-se os projetos mais relevantes para a construção de um inventário e categorização das evidências da incorporação de ferramentas digitais no trabalho científico e na criação dos seus produtos finais.
Resultados - Os resultados da análise a 25 projetos ativos e a uma linha de investigação mostram que as práticas digitais estão disseminadas e comunicadas de forma incipiente.
Conclusões - A transformação preconizada pelo campo das Humanidades Digitais ainda se encontra numa fase inicial em Portugal.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/25541/22740 Acessado em: 13 abr. 2018
|