Referência: SANTOS, Jadson et al.. Redes complexas de homônimos para análise semântica textual. . Informação & Informação, Londrina, v. 22, n.1, p. 293 - 305, jan./abr. 2017
Descritor(es):
PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL, REDES COMPLEXAS, PROCESSAMENTO TEXTUAL, SEMÂNTICA.
Resumo: Introdução: Estudos voltados ao processamento de linguagem natural já são bem difundidos e possuem aplicações diversas. Relacionado a essa área de pesquisa, o uso de técnicas para manipular um texto determinando a morfologia e sintaxe de suas palavras é bastante comum. Existem ferramentas que fazem esse tratamento, entretanto adicionar mecanismos de identificação semântica para essas palavras é fundamental para aumentar o entendimento automático da linguagem empregada.
Objetivo: Com base nesse contexto, este artigo apresenta o processo de utilização de redes complexas como base de dados comparativa para determinar, através do contexto, o significado de palavras que expressam posicionamentos distintos. Além disso, são classificados com mesma morfologia e sintaxe, como ocorre com alguns homônimos.
Metodologia: Através de uma metodologia experimental, o modelo aqui proposto baseia-se em pesquisa já consolidadas em Processamento de Linguagem Natural para montar uma rede complexa que recebe como vértices as palavras de um determinado texto e estabelece suas ligações a partir da ocorrência de adjacência entre esses termos. Assim observando as variações da rede, identifica-se como os homônimos do texto estão relacionados, e através da análise do contexto em que se encontram, verificar se é utilizado para expressar mais de um significado.
Resultados: Um processo genérico com etapas de pré-processamento, montagem de Redes Complexas usando Processamento de Linguagem Natural para concepção de uma rede de homônimos para extrair informação textual semântica.
Conclusões: A análise de homônimos selecionados e etiquetados é um processo não apenas morfossintático, acrescentado semântica em uma frase, parágrafo ou texto onde as palavras são empregadas. Assim, através de Processamento de Linguagem Natural acontecimentos mundiais e fatos filosóficos escritos textualmente podem ser melhor analisados, como por exemplo, o poder de argumentação e o perfil de escrita de um autor.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24769/21060 Acessado em: 02 ago. 2017.
|