Referência: PERUCCHI, Valmira, MUELLER, Suzana Pinheiro Machado . Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes. . Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 1, p. 111 - 128, jan./abr. 2017
Descritor(es):
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA, PRODUÇÃO TÉCNICA, PRODUÇÃO EM INOVAÇÃO, PRODUÇÃO EM PATENTES E REGISTROS.
Resumo: Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes.
Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza dos canais utilizados em sua divulgação.
Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas.
Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros.
Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053 Acessado em: 02 ago. 2017.
|