Registro Completo


[015655]

[ impressão]

Referência:
FONSECA, Eliana Rosa da, GOMES, Sandra Lucia Rebel . A interação entre o bibliotecário e o usuário no ambiente de uma biblioteca hospitalar universitária: um estudo sobre literacia em informação na área da saúde . . Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informaçãov.7, n.2, p. 416-435, jul./dez. 2014

Descritor(es):
Interação Informacional, Mediação da Informação, Necessidades de Informação, Literacia em informação, Biblioteca Hospitalar.

Resumo:
Aborda-se o tema da literacia em informação na área de Saúde, estudado no ambiente da biblioteca setorial vinculada ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A biblioteca e o hospital consistiram no campo empírico da pesquisa, cuja descrição abrangeu aspectos históricos que remontam às origens de ambas bem como contemplou a configuração que apresentam nos dias de hoje. Destacam-se como elementos importantes que integram o ambiente da biblioteca, os atores sociais - bibliotecário e usuário - os serviços ali prestados, as fontes de informação mais utilizadas, sublinhando-se, por sua especificidade e importância, a revisão sistemática. O exame dos operadores teóricos implicou em pesquisa bibliográfica realizada em bases de dados brasileiras e internacionais das áreas das ciências da saúde, ciência da informação e bases multidisciplinares. Tais operadores são os de literacia em informação e interação, este ultimo abrangendo os conceitos de necessidades de informação e mediação investigados no âmbito do serviço de referência, igualmente tratado como conceito. Os métodos foram os da pesquisa documental e a observação participante, cujo emprego exigiu, no primeiro caso, a utilização de relatórios técnicos, formulários de consulta e outros materiais gerenciais produzidos pela biblioteca. No segundo caso, os procedimentos consistiram em anotações feitas no diário de campo, criado para o registro de fatos observados durante a pesquisa ou consignados no referido instrumento. Para demonstrar a complexidade inerente ao processo de obtenção de literacia por parte do usuário, conforme os objetivos da pesquisa, elegeu-se um caso tomado como emblemático, pois implica na compreensão e no atendimento dos requisitos inerentes às peculiaridades dos recursos informacionais utilizados para tal. Tal processo consiste em aprendizagem que resulta na obtenção de literacia em informação. Esta, uma vez alcançada, propicia maior autonomia e o desenvolvimento de competências por parte do usuário para ver satisfeitas as suas necessidades de informação.

Endereço eletrônico:
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/173/212 Acessado em: 01 ago. 2017