Referência: PINTO, Juliana Moreira, SILVEIRA, Júlia Gonçalves da . Bulas de medicamentos comercializados no Brasil: em foco a análise da qualidade da informação. . Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informaçãov.7, n.1jan./jun. 2014
Descritor(es):
Bulas de Medicamentos, Fontes de Informação, ANVISA - Resolução RDC n. 47/2009, Serviços de Informação sobre Medicamentos, Informação e Saúde.
Resumo: Apresenta resultados de dissertação defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Analisa a qualidade das informações das bulas de medicamentos para pacientes, comercializados no Brasil, após a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n. 47/2009 da ANVISA, com base nos atributos intrínsecos da qualidade da informação descritos na literatura da área da Ciência da Informação, e que também são utilizados como critérios de qualidade para avaliar a informação na área da Saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, realizada em duas etapas: a) análise do conteúdo informacional das bulas de medicamentos para pacientes; e, b) análise das respostas dos pacientes, de um Centro de Saúde de Belo Horizonte e da União Auxiliadora dos Cegos de Minas Gerais, a entrevistas estruturadas sobre as bulas de medicamentos como fonte de informação. As bulas analisadas não traziam orientações sobre o descarte de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras, vistas como informações fundamentais para a preservação do meio ambiente e segurança de "populares" contra a ingestão acidental de substâncias, que podem levar ao surgimento de reações adversas graves. Concluiu-se que os atributos intrínsecos de qualidade da informação são observados durante a elaboração das bulas, no entanto ajustes precisam ser feitos, em termos de precisão e completeza, pois em comparação com as informações contidas no Dicionário Terapêutico Guanabara e na base de dados Micromedex, algumas das bulas analisadas apresentaram informações incompletas ou divergentes das descritas na literatura. Entre os pacientes entrevistados, que afirmaram ler a bula, verificou-se que alguns concordaram que esta é uma importante fonte de informação sobre os medicamentos; outros ressaltaram o fato de ela fornecer informações sobre efeitos colaterais e contraindicações que os levam a ter receio de ingerir o medicamento ou até mesmo desistir do tratamento.
Endereço eletrônico:
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/148/189 Acessado em: 31 jul. 2017
|