Referência: VITAL, Luciane Paula, BRASCHER, Marisa . Descrição Arquivística: uma discussão conceitual. . Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 213 - 229, jan./abr. 2016
Descritor(es):
DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, ANÁLISE DE CONTEÚDO, REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO.
Resumo: Introdução: Contextualiza a atividade de descrição arquivística nos processos de organização e representação da informação.
Objetivo: Apresenta como objetivo identificar o conceito de Descrição Arquivística apresentado nos artigos científicos da Ciência da Informação.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que emprega técnicas da Análise de Conteúdo. Analisa 9 artigos científicos recuperados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na base International Library and Information Science Abstracts (LISA), que atendem aos critérios estabelecidos.
Resultados: Considera o conceito de Descrição Arquivística, na literatura da Ciência da Informação analisada, uma forma de representação da informação através de um processo de análise, organização e registro da informação. A informação é representada através de elementos de estrutura (suporte e meios de acesso) e elementos de conteúdo e contexto.
Conclusões: Evidencia a escassez de trabalhos que apresentem uma discussão teórica acerca da temática e as possíveis aproximações com as áreas de organização e representação da informação.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/22497/18994 Acessado em: 31 jul. 2017.
|