Referência: CARTAXO, Mac Amaral, DUQUE, Cláudio Gottschalg . Aspectos da Arquitetura da Informação envolvidos no mapeamento de processos em Organizações Militares sob a perspectiva semiótica. . Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 103 - 130 , jan./abr. 2016
Descritor(es):
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO, MAPEAMENTO DE PROCESSOS, EXCELÊNCIA GERENCIAL, ORGANIZAÇÕES MILITARES, SEMIÓTICA.
Resumo: Introdução: A descrição dos processos visando representar as atividades desenvolvidas numa organização possui importante apelo semiótico, seja pelos usos de fluxogramas, relatórios de gestão e das diversas formas de representação das estratégias utilizadas. A posterior interpretação dos colaboradores da organização envolvidos na aprendizagem das tarefas e os símbolos utilizados para traduzir os significados das práticas de gestão tem papel imprescindível para a organização.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar indícios da natureza conceitual e empírica, sobre os aspectos da arquitetura da informação envolvidos no mapeamento de processos realizado em organizações militares sob a perspectiva semiótica.
Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, estudo de caso e a de técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada aos assessores de gestão.
Resultados: Os principais resultados indicam que as práticas de gestão descritas com a utilização de símbolos pictóricos e layouts diferenciados possuem maior impacto para explicitar a relevância das práticas de gestão e seus indicadores.
Conclusão: No que diz respeito ao apelo semiótico, verificou-se que o impacto de um relatório de gestão é expressivo devido ao uso de signos e layout que estimulam a prosseguir a leitura pela simplificação de conceitos complexos em tabelas, diagramas que resumam longas descrições.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/22385/18990 Acessado em: 31 jul. 2017.
|