Referência:
PERUZZO,Tarcila , OLIVEIRA, Gilda Olinto de
. AS TESES DA SEÇÃO DE OBRAS RARAS DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA FIOCRUZ E A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL . . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14.,2013. Florianópolis
. Anais.... Florianopólis : UFSC, 2013
Descritor(es):
Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, eses de medicina, FIOCRUZ. Obras Raras, Memória institucional, Saúde Pública..
Resumo: A escassez de estudos sobre a Seção de Obras Raras A. Overmeer da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a importância desta seção para a memória institucional, assim como o fato de para a sua formação contribuírem personagens destacados da área da medicina e da biblioteconomia são as principais motivações para a realização deste estudo. As circunstâncias da criação da FIOCRUZ e de sua primeira biblioteca são aqui descritas, especificamente o papel desempenhado pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz e pelo bibliotecário Overmeer na formação e desenvolvimento do acervo da biblioteca da instituição. Um levantamento do conjunto de teses da Faculdade de Medicina da UFRJ guardadas nesta seção e defendidas entre os anos de 1890 e 1925 foi realizado no contexto deste estudo. Estas teses foram analisadas pelo aspecto formal e de conteúdo. A análise referente ao aspecto formal das teses, focalizando elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, revelou que ao longo do tempo as mesmas apresentaram grande variação. A partir da análise do conteúdo de um total de 1569 teses, constatou-se, apesar da variação de assuntos ao longo do tempo, uma classe de assunto predominante - saúde pública - também descrita nas suas sub-classes.
|