Registro Completo


[015236]

[ impressão]

Referência:
MOREIRA, Ana Zenilce, TABOSA, Hamilton Rodrigues . Avaliacao da qualidade de vida no trabalho dos bibliotecarios do estado do Ceara. . Biblionline, João Pessoa, v.11, n.2, p. 73 - 87, 2015

Descritor(es):
Qualidade de vida no trabalho, Profissional de biblioteconomia, Modelo de Walton, Trabalho informacional, Bibliotecários - Atuação.

Resumo:
O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos bibliotecários acerca da própria qualidade de vida no trabalho, assim como traçar o perfil desses profissionais. O trabalho posiciona do ponto de vista teórico, o trabalho do profissional de biblioteconomia, a qualidade de vida: sua importância e benefícios e o modelo teórico de Walton (1973). A escolha deste modelo decorreu da sua complexidade em relação aos demais modelos de qualidade de vida no trabalho. Na metodologia utilizada está presente aplicação de um questionário estruturado a partir dos critérios e indicadores propostos no Modelo de Walton (1973). A população abordada e tida como referência do estudo é composta por bibliotecários cadastrados no Conselho Regional de biblioteconomia, atuantes no estado do Ceará. A amostra pesquisada é constituída por 103 bibliotecários. Os dados estatísticos descritivos foram tratados com auxílio do Microsoft Excel. Evidenciou-se que estes profissionais estão satisfeitos na maior parte das categorias identificadas no modelo teórico de Walton. Em contrapartida, demonstraram insatisfação nas categorias compensação justa e adequada e condições de trabalho, sendo evidenciada em sua totalidade a insatisfação dos bibliotecários nessa última categoria.

Endereço eletrônico:
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/25471/15180 Acessado em: 06 jan. 2017