Referência: CHAGAS, Ricardo de Lima, PIZARRO, Daniella Camara . Bibliotecas em ambientes de saude mental: um dialogo interdisciplinar. . Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.21, n.3, p. 930-943, ago./Nov 2016
Descritor(es):
Interdisciplinaridade, Saúde Mental, Biblioteconomia, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Bibliotecas em saúde mental.
Resumo: O artigo apresenta reflexões acerca da necessidade do diálogo interdisciplinar entre a Biblioteconomia e a Saúde Mental, apontando a importância de se criar redes de bibliotecas nos ambientes de saúde mental, tendo como enfoque os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Por meio de uma revisão de literatura trata da necessidade e da importância da Biblioteconomia dialogar com outras áreas do saber humano; aborda a história dos manicômios e a Reforma Psiquiátrica; pontua a relação entre bibliotecas e sociedade, acentuando a missão do bibliotecário diante de uma postura ética e profissional; e apresenta a importância de se pensar redes das bibliotecas dentro dos CAPS como forma de potencializar a rede de saúde mental no que se refere à reinserção social e cultural dos seus usuários. Conclui-se expondo a importância de se refletir constantemente sobre as bibliotecas nestes contextos, assim como também, a relevância da atuação social do bibliotecário e o diálogo interdisciplinar com outros profissionais e com a área de saúde mental. Ademais, ressalta-se a falta de literatura científica na Biblioteconomia sobre esta temática.
Endereço eletrônico:
https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1247/pdf Acessado em: 05 jan. 2017
|