Referência: LUBISCO, Nídia M. L. et al.. Estudo do uso das bibliografias dos cursos de graduacao da UFBA em relacao as demandas dos componentes curriculares . . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, 10., 2009, João Pessoa
. Anais...
. João Pessoa : UFPB
, 2009
Descritor(es):
BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, AVALIAÇÃO, INDICADORES, BIBLIOGRAFIA, CURSO DE GRADUAÇÃO, COMPONENTE CURRICULAR.
Resumo: A biblioteca universitária, de acordo com a sua natureza orientada para o apoio à pesquisa e ao processo ensino-aprendizagem, é concebida no projeto de universidade como um recurso pedagógico. No entanto, na nossa percepção de atores deste cenário, esta missão não se concretiza com tanta efetividade. Fortalece este nosso pressuposto o fato de ela estar classificada na dimensão Instalação na metodologia do INEP para avaliação dos cursos, o que constitui um fator de dificuldade para que ela cumpra seu papel, tanto dentro da academia, quanto ante a avaliação externa de que é objeto. Com base neste pressuposto, o GEINFO idealizou desenvolver um estudo sistemático de avaliação das bibliotecas da UFBA. Como parte deste estudo e tomando como parâmetro o modelo teórico desenvolvido na tese La evaluación en la biblioteca universitária brasileña: evolución y propuesta de mejora, de Nídia Lubisco, procedeu-se ao desenvolvimento deste projeto no ambiente da Biblioteca Anísio Teixeira, da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como objeto a relação entre as bibliografias do curso de graduação em Pedagogia e seu uso efetivo na biblioteca, como um dos indicadores de que esta é uma das condições para que ela cumpra sua função pedagógica. Estabeleceu-se como objetivo geral deste estudo "averiguar até que ponto a existência das bibliografias possibilita que a biblioteca cumpra sua função pedagógica.". O estudo de uso das bibliografias, por parte dos estudantes matriculados nas duas disciplinas selecionadas, concretizou-se mediante uma pesquisa de campo com o intuito de verificar se elas são utilizadas e qual o volume de uso.
Conclui-se que a disponibilidade ou indisponibilidade dos títulos na biblioteca da FACED não é fator preponderante para o uso ou não uso da bibliografia.
Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3289/2415 Acessado em: 30 ago. 2016
|