Registro Completo


[014914]

[ impressão]

Referência:
WILKE, Valéria Cristina Lopes . Informacao, poder e estado: o dispositivo informacional e as politicas publicas de inclusao digital do governo brasileiro (2003-2008) . . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, 10., 2009, João Pessoa . Anais... . João Pessoa : UFPB , 2009

Descritor(es):
DISPOSITIVO INFORMACIONAL, CAMPO INFORMACIONAL, CAPITAL INFORMACIONAL, HABITUS INFORMACIONAL, INCLUSÃO INFORMACIONAL E INCLUSÃO DIGITAL, ESTADO E INFORMAÇÃO.

Resumo:
Apresentar parte dos resultados finais da pesquisa de doutorado que investigou a dimensão política da informação mediante a elaboração e a operacionalização da noção de Dispositivo Informacional como um parâmetro de análise da contemporaneidade e de sua existência também como um dos traços do tempo presente. A informação é entendida como um construto social delimitado por um contexto sócio-histórico determinado, como um dos elementos constituintes da totalidade social, especialmente na contemporaneidade, e como um aspecto relevante a ser considerado na tarefa de conhecer a realidade. A noção de dispositivo informacional foi desenvolvida tendo como macro referência a perspectiva epistemológica marxiana para a qual o contexto da produção e reprodução da vida constitui o limite e as condições de possibilidade da instituição da realidade e de seu conhecimento. Esta noção ao articular o saber, o poder e os modos de ser sujeito permite o estabelecimento das relações políticas entre os saberes (o que é dito sobre a informação), os poderes exercidos pelos agentes sociais para a efetivação do que é afirmado como informação e que produzem modos de viver, logo, modos de ser sujeito. As relações da informação com o Estado foram delimitadas e enfocadas considerando o questionamento da conexão existente entre ambos e ensejaram a precisão conceitual de campo informacional, de capital e de habitus informacionais e ainda a discussão acerca da diferença entre inclusão digital e inclusão informacional. O trabalho apresenta também o quadro teórico-empírico elaborado como instrumento de análise, o campo empírico da pesquisa (a inclusão digital presente nas políticas públicas do Governo Federal brasileiro - 2003-2008), e o processo de operacionalização da noção de dispositivo informacional.

Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3255/2381 Acessado em: 18 ago. 2016