Referência: OLIVEIRA, Maria das Graças, DUMONT, Lígia Maria Moreira . Meio ambiente e redes informacionais: dimensões intersetoriais e complexidade na articulação de atores do entorno dos parques florestais do Estado de Minas Gerais
. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14.,2013. Florianópolis
. Anais.... Florianopólis : UFSC, 2013
Descritor(es):
MEIO AMBIENTE E GESTÃO INFORMACIONAL, POLÍTICA AMBIENTAL E INFORMACIONAL, MEIO AMBIENTE E REDES INFORMACIONAIS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INFORMAÇÃO.
Resumo: Analisa o manejo das Unidades de Conservação classificadas como parques estaduais no Estado de Minas Gerais, a partir do enfoque informacional. O objeto de pesquisa era inferir uma estrutura teórica e metodológica para o estudo da oferta, demanda, fluxo e uso da informação, que atenda os atores que influenciam as ações de gestão e de preservação dos parques. Os fluxos informacionais entre gestores e população do entorno das Unidades de Conservação foram pesquisados, analisando-se as redes da troca de informações entre estes atores. Foram identificadas falhas no processo informacional, culminando na falta e na fragmentação de informações necessárias à preservação dos parques e em consequência problemas de sustentabilidade das regiões pesquisadas.
Endereço eletrônico:
http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/215/371 Acessado em: 02 ago. 2016
|