Referência: PONTES, Flavio Vieira, LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira . Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de teses e dissertações: uma abordagem baseada na classificação facetada e taxonomias dinâmicas . . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro : Fiocruz, 2012
Descritor(es):
BIBLIOTECAS DIGITAIS, REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, TEORIA DA CLASSIFICAÇÃO FACETADA, RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO, TAXONOMIAS DINÂMICAS.
Resumo: Observa-se que as bibliotecas digitais carecem de mecanismos mais eficientes para representação, organização e recuperação da informação. Nossa proposta é baseada no uso intensivo de estruturas semânticas para representação e organização do acervo. Nesse sentido, utiliza-se um modelo baseado na Teoria da Classificação Facetada para representação e organização do acervo de uma biblioteca digital de teses e dissertações, bem como Taxonomias Dinâmicas, para compor o mecanismo de busca e navegação. Foram desenvolvidos novos componentes de recuperação e acesso, na forma de um protótipo computacional, que será objeto de um estudo comparativo que visa a avaliar o desempenho desses mecanismos na melhoria da recuperação da informação e na satisfação do usuário da biblioteca digital. Os resultados obtidos apontam para algumas vantagens da abordagem utilizada. O mecanismo de busca dinâmica facetada fornece suporte a um novo paradigma de acesso, permitindo a exploração guiada do acervo e fazendo uma ponte entre os processos de busca e a navegação. Além disso, o uso dessa abordagem parece ser intuitivo e fácil para os usuários da biblioteca. O controle do usuário e o mecanismo adaptativo claro e consistente encorajam o usuário a experimentar e explorar, proporcionando a sensação de ter considerado todas as alternativas para chegar ao resultado.
Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xiiienancib/paper/viewFile/3859/2982 Acessado em: 26 jul. 2016
|