Registro Completo


[014673]

[ impressão]

Referência:
AMBINDER, Déborah Motta, MARCONDES, Carlos Henrique . Artigos científicos digitais na Web: novas experiências para apresentação, acesso e leitura . . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro : Fiocruz, 2012

Descritor(es):
PERIÓDICO CIENTÍFICO, PERIÓDICO CIENTÍFICO ELETRÔNICO, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, PUBLICAÇÃO SEMÂNTICA, WEB SEMÂNTICA, WEB 2.0.

Resumo:
O padrão atual de publicação acadêmica é o periódico científico eletrônico. Com a internet e publicações eletrônicas a informação passou a ser produzida num ritmo que excede as habilidades dos pesquisadores em processá-la. Mesmo com as facilidades atuais de acesso ao texto completo dos artigos científicos, o formato utilizado no meio eletrônico ainda é o textual legível somente por pessoas, cópia digital do texto impresso, o que impossibilita seu processamento semântico por programas. Recentemente têm surgido novas propostas e experiências inovadoras de publicações acadêmicas digitais, utilizando as facilidades oferecidas pelas tecnologias da Web Semântica e Web 2.0, além de outras, no sentido de ampliar as possibilidades de interação leitor-autor, propiciando avaliação direta e comentários, maiores possibilidades de colaboração científica, recuperação e processamento semântico do conteúdo de artigos científicos. Este trabalho objetiva identificar experiências inovadoras de periódicos científicos que proporcionam acesso direto ao conteúdo semântico dos artigos científicos digitais, que ampliam o potencial de compreensão e recuperação do conteúdo semântico e de interação entre autores e leitores de artigos científicos digitais na Web. Foram identificadas e analisadas16 experiências neste sentido. A pesquisa fundamenta-se nas bases da Ciência da Informação (Comunicação Científica) e Ciência da Computação (Web Semântica e Web 2.0). De natureza documental na Web, bibliográfica, aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa utiliza o método comparativo para identificação de características comuns e diferenças existentes nas experiências, as quais estão sintetizadas no quadro 1deste artigo.

Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xiiienancib/paper/viewFile/3851/2974 Acessado em: 25 jul. 2016