Registro Completo


[014633]

[ impressão]

Referência:
QUEIROZ, Tatiana Pereira , PAULA, Cláudio Paixão Anastácio de . O bom filho a casa sempre torna? uma análise do perfil de egresso que, via informação, mantém-se vinculado à UFMG. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14.,2013. Florianópolis. Anais.... Florianopólis : UFSC, 2013

Descritor(es):
Estudo de usuários, Informação e ex-alunos, Usuários e não-usuários de sistemas de informação, Informação e cultura do retorno à universidade, Perfil de identificação organizacional.

Resumo:
O propósito deste artigo é apresentar a estratégia desenhada para identificar um perfil de egressos que tenham uma maior possibilidade de se manterem vinculados à instituição de ensino superior onde se graduaram. Nessa estratégia, a informação é tomada como importante fator de aproximação. O ambiente analisado é o programa de ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, o "Sempre UFMG", e as unidades de análise, os egressos que possuem o e-mail cadastrado na universidade. Como instrumento, será utilizado um questionário auto-administrado que abordará os seguintes constructos: necessidades de informação; identificação social e organizacional; papel e vínculo. Este trabalho, que ainda se encontra em andamento, mostra potencial para contribuir para o enriquecimento da escassa literatura nacional sobre o relacionamento entre egressos e suas instituições de ensino, para a investigação das necessidades de informação dos usuários e não-usuários de sistemas informacionais para egressos, bem como para o auxílio da tomada de decisão na administração dessas instituições.

Endereço eletrônico:
http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/186 Acessado em: 22 jul. 2016