Referência: MARQUES, Rodrigo Moreno, PINHEIRO, Marta Macedo Kerr . Novas mercadorias e velhas contradições em uma economia intensiva em conhecimento. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro : Fiocruz, 2012
Descritor(es):
POLÍTICA DE INFORMAÇÃO NACIONAL, ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, CAPITALISMO COGNITIVO, DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, VALE DO SILÍCIO.
Resumo: O ensaio aborda aspectos socioeconômicos do mundo contemporâneo, pressupondo a expansão de uma economia intensiva em conhecimento, onde o direito de propriedade intelectual assume papel central. O arcabouço teórico eleito situa-se no campo da Economia Política da Informação e destaca a teoria do capitalismo cognitivo, analisando-a sob um prisma crítico. No nível abstrato, discute-se a teoria do valor e a esfera do trabalho. No nível concreto, propõe-se uma análise do direito de propriedade intelectual no cenário norte-americano, em especial o Vale do Silício californiano, que revela contradições na arena da economia global e no mundo do trabalho.
Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xiiienancib/paper/viewFile/3775/2898 Acessado em: 21 jul. 2016
|