Registro Completo


[014577]

[ impressão]

Referência:
SANTOS, José Carlos Sales dos, SILVA, Rubens Ribeiro Gonçalves da . Informação, política e governança democrática: condições para a consecução de informações parlamentares na Internet . . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro : Fiocruz, 2012

Descritor(es):
INFORMAÇÃO PÚBLICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO -INTERNET, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM REDE, WEBSITES DOS DEPUTADOS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA -ALBA.

Resumo:
A internet, associada às tecnologias da informação, interfere diretamente nos setores públicos e na sociedade civil, configurando-se em objeto de especulação no campo político. Com o potencial de interatividade e compartilhamento em rede, os governos procuram disponibilizar para os indivíduos condições diversas para o acesso às informações governamentais, visando a resolver o déficit de participação política dos indivíduos -importante iniciativa para a consolidação do processo democrático. A partir da centralidade das tecnologias da informação na esfera política, para a consecução de conteúdos informacionais e participação política em rede, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia -PPGCI/UFBA, procurou investigar como os websites dos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia -ALBA condicionam a participação política, a partir de canais interativos, para a consecução de informação pública em rede. Investigação de nível descritivo, o investigador procurou descrever as características dos websites dos deputados (população ou fenômeno), incluindo na seção metodológica as técnicas e instrumentos de coleta de dados (observação, entrevistas e formulário de pesquisa). As seções subsequentes conferiram à análise e discussão dos dados coletados para, na conclusão, apresentar as considerações derradeiras da investigação. A conclusão evidenciou que a disponibilidade de dispositivos dos websites orientados à interatividade entre agentes governamentais e os cidadãos não afiança que as demandas sejam respondidas e as sugestões efetivem a plataforma política dos deputados. A pesquisa confirmou que estes sítios, e como consequência, os deputados e as Assessorias, não apresentaram indícios administrativos e estruturais para responder às demandas ou sugestões dos cidadãos.

Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xiiienancib/paper/viewFile/3771/2894 Acessado em: 21 jul. 2016