Registro Completo


[014251]

[ impressão]

Referência:
HERCULANO, Rondinelli Donizetti . ANALISE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PRODUZIDA E DEPOSITADA EM FORMA DE PATENTES PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO". . Ponto de Acesso, Salvador, v.10, n.1, p.46-61, abr, 2016

Descritor(es):
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Propriedade intelectual, Patentes, Agência UNESP de Inovação (AUIN), Modelo de Utilidade.

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo o levantamento e análise do depósito de patentes em nome da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e sua classificação por campus de origem e área da propriedade intelectual depositada como patente. A UNESP é composta por 24 campus universitários espalhados por todo Estado de São Paulo, oferecendo 122 cursos de graduação e 218 Programas de PósGraduação. Essa análise foi feita a partir de documento disponibilizado pela Agência Unesp de Inovação (AUIN), do Anuário Estatístico da UNESP de 2013, e por pesquisa de inventores através da plataforma Lattes. Foi observado que o campus de Araraquara possui o maior número de registros de proteção, 49 registros, representando 37,69 por cento dos registros, e que 71,54 por cento do depósito de patentes da universidade estão concentrados em campi situados na região central do Estado de São Paulo (Araraquara, Bauru, Botucatu, Jaboticabal e Rio Claro). Além disso, foi observado que os registros de proteção de propriedade intelectual cresceram 600 por cento na década de 2000, comparados com a década anterior, e com aumento da média de inventores por registro. Podemos concluir que a produção de matéria passível de produção patentária cresce exponencialmente na Universidade, porém a cultura ainda continua concentrada em certos campi da UNESP localizados na região central do Estado de São Paulo.

Endereço eletrônico:
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13314/11060 Acessado em: 29 jun. 2016