Registro Completo


[013991]

[ impressão]

Referência:
ARAÚJO, André Vieira de Freitas . Pioneirismo bibliográfico em um polímeta do séc. XVI: Conrad Gesner. . Informaçao & Informaçao, Londrina, v. 20, n. 2, p. 118-142, maio/ago. 2015

Descritor(es):
BIBLIOGRAFIA - HISTÓRIA E TEORIA, BIBLIÓGRAFOS - HISTÓRIA, BIBLIOTHECA UNIVERSALIS - SÉC. XVI, CONRAD GESNER - 1516-1565, CULTURA BIBLIOGRÁFICA .

Resumo:
Introdução: A Bibliografia é uma disciplina constituída por interfaces teóricas e práticas que, desde sua origem, têm fundamentado o tratamento documental. Possui uma longa história, cuja eminência está nas contribuições do cientista, erudito e bibliógrafo suíço, Conrad Gesner (1516-1565), e na sua obra Bibliotheca Universalis. Objetivo: 1) identificar as interfaces da Bibliografia, em particular a bibliotecária e material; 2) recuperar elementos constitutivos da cultura bibliográfica; 3) delinear o perfil biobibliográfico de Conrad Gesner; 4) identificar, de forma sumária, aspectos bibliográficos de Bibliotheca Universalis, do ponto de vista descritivo e semântico e 5) discutir seu sentido como dispositivo de mediação e memória bibliográfica. Metodologia: Revisão de literatura a partir da perspectiva histórica. Resultados: Gesner é um dos mais notáveis cientistas do período moderno, além de ser considerado o "pai da Bibliografia" e fundador da disciplina bibliográfica. Com Bibliotheca Universalis, delineou as práticas bibliográficas da Europa Moderna. Conclusões: Bibliotheca Universalis é mais do que um produto cultural e documentário: arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes. Tais aspectos não só contribuem à configuração histórica e conceitual da Bibliografia enquanto disciplina, mas, sobretudo, evidenciam o pioneirismo bibliográfico do polímeta do Séc. XVI.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/23127/pdf_62 Acessado em: . Acesso em: 19 abr. 2016.