Referência: OLIVEIRA, Aline Borges. et al. . Comparaçao entre o Qualis/Capes e os índices H e G: o caso do portal de periódicos UFSC. . Informaçao & Informaçao, Londrina, v. 20, n. 1, p. 70-91, jan./abr. 2015.
Descritor(es):
COMUNICAÇAO CIENTÍFICA, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, PORTAL DE PERIÓDICOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
.
Resumo: Introdução: A presente pesquisa realiza uma analise das revistas científicas hospedadas no Portal de Periódicos UFSC e sua relação com o estrato nacional Qualis/CAPES e os índices Harzing's Publish or Perish h e g na web. Objetivos: a) Descrever a área do conhecimento,periodicidade e ano de criação das revistas, e; b) Comparar os indicadores de qualidade Qualis e os índices Harzing's Publish or Perish h e g das revistas. Metodologia: A abordagem da metodologia é exploratória e descritiva com análise quantitativa. O corpus da pesquisa são os títulos do Portal de Periódicos UFSC, que apresenta 42 revistas hospedadas. Resultados: Como um dos principais resultados, pode-se assinalar que as revistas estudadas estão distribuídas em dezessete áreas do onhecimento e seis revistas foram classificadas em mais de três áreas diferentes com o mesmo Qualis. A periodicidade mais adotada é a semestral, representando 73,8 (por cento) (31) das revistas. O período de criação das publicações que apresentou maior índice foi a década de 1990, com 42,9 (por cento) (18). Em relação ao Qualis, 14 (por cento) das revistas apresentam estrato A1 e A2; 57 (por cento), B1 e B2, e 29 (por cento) das revistas apresentam B3, B4 e B5. Conclusões: Pode-se concluir que as posições das revistas podem ser diferentes se aplicadas ao sistema de avaliação Qualis/CAPES e os índices do h e g. A revista que apresenta maior coerência entre o índice nacional e o índice Harzing's Publish or Perish é a "Estudos Feministas", com Qualis A1, índice h 41 e g 63 e a que apresenta menor coerência é a "Outra Travessia" com Qualis A2 e índices h 5 e g 11.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/17054/pdf_45 Acessado em: . Acesso em: 07 abr. 2016.
|