Referência: PINUDO, Fabíola da Silva. Servico de acesso remoto a rede da UFRJ e Portal Capes: equivalencias e diferencas de uso entre pesquisadores. . SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais.... Belo Horizonte : UFMG, 2014
Descritor(es):
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, UFRJ, PESQUISADORES, SISTEMA DE BIBLIOTECAS, ACESSO REMOTO, PORTAL DE PEIRODICOS DA CAPES..
Resumo: Caracteriza e investiga padrões de uso e motivações que mestrandos, doutorando, pós-doutorandos e professores de diferentes áreas fazem do Portal CAPES através do acesso remoto à rede UFRJ, que é um serviço oferecido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ a sua comunidade. Apresenta um breve histórico dos periódicos científicos, tipifica seu uso conforme as áreas, bem como apresenta um histórico e dados atuais sobre o Portal de Periódicos da CAPES. Apresenta duas etapas da pesquisa: na primeira, há a caracterização do serviço, cobertura deste na universidade e as diferentes incidências de uso conforme a área; na segunda há a aplicação de questionário online para os inscritos no serviço em 2012. Apresenta os resultados conforme a tipologia de ciências hard (duras) ou ciências soft (moles). Conclui que há maior quantidade de usuários e maior aproveitamento do serviço e do Portal de Periódicos da CAPES nas áreas de ciências Hard. Também é apontado uma maior tendência a citar o Portal de Periódicos da CAPES como principal fonte de informação nas áreas de Ciências Hard. Também são apresentados outros padrões de uso do serviço como de que professores tendem a utilizar o Portal de Periódicos da CAPES com maior frequência e que a língua não parece ser um impedimento ao interesse de conteúdos já que os periódicos de maior interesse são os internacionais.
Endereço eletrônico:
https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/544-1628.pdf Acessado em: Acesso em: 05 abr. 2016.
|