Referência: ARAUJO, Andre Vieira de Freitas, SÉRGIO, Leonisses Manhã . Criterios para identificacao de obras raras: um estudo a partir do acervo da biblioteca do Instituto de Quimica da Universidade Federal do Rio de Janeiro . . SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 18., 2014. Belo Horizonte
. Anais...
. Belo Horizonte : UFMG, 2014
Descritor(es):
BIBLIOTECONOMIA DE LIVROS RAROS, BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BIQ/UFRJ), CRITÉRIOS DE RARIDADE, OBRAS RARAS.
Resumo: O objetivo deste trabalho é estabelecer e discutir os critérios para a identificação de livros raros da Biblioteca do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BIQ/UFRJ). A partir da pesquisa bibliográfica, buscamos conceitos sobre obras raras e o estabelecimento de critérios de raridade. Paralelamente, realizamos a análise dos critérios para identificação de obras raras adotados pela Biblioteca Nacional (BN) e por quatro universidades, a saber: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estabelecimento de novos critérios para a identificação de obras raras e/ou especiais da BIQ poderá servir como proposta para instituições similares na análise e discussão da raridade em seus acervos. Partindo do conhecimento daquilo que é raro é possível tomar providencias necessárias à salvaguarda e difusão documental. O presente estudo pretende ser uma contribuição à memória da área de Química, no contexto da UFRJ.
Endereço eletrônico:
https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/576-1987.pdf Acessado em: 12 jan. 2016
|