Registro Completo


[013729]

[ impressão]

Referência:
MORAES, Marielle Barros de. Mediacao e tecnologia nos documentos do MEC, da ABECIN e na LAI. . SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais... . Belo Horizonte : UFMG , 2014

Descritor(es):
MEDIAÇÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO, ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO, LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO.

Resumo:
As tecnologias tornaram-se a base da sociedade contemporânea e passaram a transformar a economia, a sociedade, a ciência, o trabalho, bem como a cultura e, por consequência, o universo do ensino-aprendizagem. As tecnologias estão sendo inovadas a cada dia e em todos os tipos de atividades cotidianas, profissionais e educacionais, o que, no decorrer do processo histórico das sociedades, vem alterando também os processos mediacionais. Neste sentido, buscamos analisar como os conceitos de mediação e de tecnologia estão inseridos nos documentos do Ministério da Educação (MEC), da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) e na Lei de Acesso à Informação (LAI) e, para tanto, procedemos à Análise de Conteúdo desses documentos. Nos três documentos analisados a tecnologia ainda é vista em sua forma instrumental, fato este que deságua não apenas nos documentos formativos, como os da ABECIN e do MEC, mas também nos que trata de algumas perspectivas de atuação profissional, como o faz a LAI. Em relação à mediação, esta ainda é vista em sua acepção tradicional, muito embora esses documentos levem em conta as acepções contemporâneas envolvendo a apropriação e uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Outra questão que se sobressai nesses documentos é que a formação de bibliotecários, arquivistas e museólogos passa a ser vista em sua perspectiva transdisciplinar, híbrida, uma vez que os três profissionais estão aptos a lidar com as questões cobertas pela LAI e os documentos formativos possuem uma linguagem semelhante em relação à formação dos três profissionais.

Endereço eletrônico:
https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/516-1676.pdf Acessado em: 07 jan. 2016