Registro Completo


[013382]

[ impressão]

Referência:
CASTRO, Fabiano Ferreira de, SANTOS, Plácida L.V.A.C. Elementos de interoperabilidade na perspectiva da catalogacao descritiva. . Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 3, p. 13-25, set./dez. 2014

Notas:
Artigo de revisão.

Descritor(es):
PADRÕES DE METADADOS, CATALOGAÇÃO DESCRITIVA, INTEROPERABILIDADE, MODELAGEM ESTRUTURAL DE AMBIENTES INFORMACIONAIS DIGITAIS, INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA.

Resumo:
Atualmente, no ambiente informacional digital, onde vários tipos de recursos coexistem com formatos e padrões de metadados heterogêneos, muitos esforços têm sido feitos para alcançar a interoperabilidade, a fim de utilizar vários padrões de metadados e de reutilizar os registros de metadados, através do desenvolvimento de estratégias, que vão desde os simples mapeamentos entre elementos de metadados à modelagem estrutural complexa. O uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) gera o desenvolvimento de uma gama de padrões de metadados, instrumentos fundamentais nos ambientes de manipulação de dados bibliográficos. Objetiva-se apontar em que medida as metodologias da Catalogação Descritiva, explicitadas nos códigos de catalogação (AACR2 e RDA) e nos padrões de metadados, favorecem o delineamento modelar de ambientes informacionais digitais melhor estruturados para a recuperação da informação. Para tanto, com uma metodologia de análise exploratória e descritiva do tema, com o estudo das principais produções científicas da área de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, é possível identificar e compreender as principais mudanças tecnológicas no cerne da Catalogação Descritiva, no âmbito digital. Como resultado apresenta-se uma proposta de requisitos funcionais para a modelagem estrutural de ambientes informacionais digitais, que garantem a interoperabilidade no domínio bibliográfico. Acredita-se que a utilização dos metadados, das ontologias e dos fundamentos teóricos e metodológicos da Catalogação Descritiva, uma vez articuladas, podem redesenhar novas opções aos ambientes informacionais, seja na modelagem dos catálogos bibliográficos, ou ainda, na forma de representação dos recursos informacionais, garantindo a interoperabilidade.

Endereço eletrônico:
http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16660/12399 Acessado em: 20 maio 2015