Registro Completo


[013191]

[ impressão]

Referência:
CALDAS, Rosangela Formentini, RONCATO, Carolina Izidoro. A formacao referencial do comportamento organizacional no enfoque da gestao arquivística. . Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, núm. esp. , p. 73-86, out. 2012

Notas:
Memória de evento científico-profissional.

Descritor(es):
GESTÃO DE ARQUIVOS, AMBIENTE ORGANIZACIONAL, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TEORIA RELAÇÕES HUMANAS, GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS .

Resumo:
A aplicabilidade das teorias administrativas explica o processo de mudança e adaptação das unidades informacionais e refletem a influencia que o ambiente exerce sobre as organizações. O foco em estudos que otimizam os recursos institucionais, promovem uma compreensão da área da CI determinando sua essencial função na sociedade do conhecimento. O ambiente organizacional sofre influencias diretas do processo administrativo do trabalho e a solução de conflitos promove o êxito das organizações. No departamento de arquivo, o fator dos grupos informais determinados na teoria das relações humanas, exerce uma forte influência na gestão local. A pesquisa propôs verificar as influências social e científica da teoria das relações humanas para o processo de gestão de arquivos e para tanto se utilizou o estudo de caso de um arquivo pertencente a uma instituição universitária. A ferramenta estratégica de recolha de dados foi o Grupo Focal. A análise dos dados guiou-se por três fases distintas: Elementos motivacionais; influência comportamental no indivíduo e; integração da organização formal com a informal. Como resul tados do estudo, a motivação e um bom ambiente de trabalho destacaram-se nos fatores que desenvolvem habilidades e competências dos funcionários, interferindo no comportamento organizacional que faz-se presente através de formas de recompensas, reconhecimento, homem social e grupos informais. Entende-se que pesquisas dessa natureza contribuem para o desenvolvimento da gestão de arquivos e sugere-se que os dados resultantes da análise sejam aplicados em arquivos com uma estrutura organizacional mais complexa, como no caso de arquivos públicos institucionais.

Endereço eletrônico:
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/12778/8037 Acessado em: 08 maio 2015