Referência: DAL' EVEDOVE, Paula Regina, FUJITA, Mariangela Spotti Lopes. A nova configuracao do paradigma cognitivo na Ciencia da Informacao: contribuicoes ao processo de conhecer do profissional da informacao. . Informacao & Informacao, Londrina, v. 18, n. 1, p. 59-81, jan./abr. 2013
Descritor(es):
CIENCIA DA INFORMACAO, CIENCIAS COGNITIVAS, PARADIGMA COGNITIVO, PROCESSO DE CONHECER, PROFISSIONAL DA INFORMACAO.
Resumo: Os estudos em torno da cognição humana representam uma perspectiva relevante em Ciência da Informação, considerando-se as ações subjetivas dos profissionais da informação e o processo dialógico que deve permear a atuação dos sujeitos que lidam com a organização e representação da informação.
Objetivo: Explora a abordagem do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e suas novas configurações mediante as necessidades contemporâneas de informação para refletir sobre o processo de conhecer do profissional da informação mediante a realidade social que permeia os contextos de informação.
Metodologia: Reflexão sobre aspectos teóricos que tratam do desenvolvimento cognitivo para discutir as implicações da abordagem cognitiva em Ciência da Informação e sua evolução no escopo do processamento e representação da informação.
Resultados: As pesquisas em Ciência da Informação devem considerar questões de ordem cognitiva e social que permeiam o processamento da informação e o processo de conhecer do profissional da informação, pois as estruturas de conhecimento devem ser explicadas a partir do contexto social dos sujeitos cognoscentes.
Conclusões: Tem-se a necessidade de investigar o processo de conhecer do profissional da informação sob o viés da abordagem sociocognitiva, objetivando novos subsídios para a compreensão da relação informação (manifestações cognitivas) e suas implicações na dimensão social.
Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12932/pdf Acessado em: 20 dez. 2013
|