Registro Completo


[012558]

[ impressão]

Referência:
RAMOS, Lúcia Maria S. V. Costa, FUJINO, Asa. Redes de informacao científica e os desafios para popularizacao da ciencia: estudo de caso na Rede SIEO - Sistema de Informacao Especializado na área de odontologia. . Informacao & Informacao, Londrina, v. 18, n. 1, p. 33-58, jan./abr. 2013

Descritor(es):
REDE DE INFORMACAO CIENTÍFICA, PLANEJAMENTO E GESTAO DE SERVICOS, POPULARIZACAO DA CIENCIA, DIVULGACAO CIENTÍFICA, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Resumo:
Os estudos contemporâneos sobre ciência têm evidenciado as profundas raízes sociais que o conhecimento e as práticas científicas possuem. Paralelamente, surge a consciência de que a popularização da ciência é fundamental para que o conhecimento científico possa se tornar componente essencial da cultura dos cidadãos em geral, possibilitando a integração cultural, social e econômica. Objetivo: Estudar o potencial de atuação de redes cooperativas de informação na popularização da ciência, considerando os desafios organizacionais (infraestrutura, recursos humanos, comprometimento da alta administração) que uma Rede como a SIEO teria para atuar nesse novo contexto. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório pautado no modelo de rede colaborativa de informação que utiliza a pesquisa qualitativa como marco de orientação para a pesquisa empírica e alia a pesquisa documental com o estudo de caso. Resultados: Mostram que, embora a Rede esteja preparada do ponto de vista da estrutura organizacional e operacional e da qualidade dos seus acervos, a carência de recursos financeiros e de equipe qualificada para geração de materiais específicos para divulgação científica e ações em prol da popularização da ciência inibe as possibilidades de aproveitamento imediato deste potencial. Também mostra que a cultura organizacional é ainda pouco flexível à interação com segmentos mais populares da sociedade. Conclusão: Conclui-se que tal fato demanda ações de mediação no atendimento a este usuário, seja por linguagens de recuperação da informação que permitam estabelecer equivalências entre a língua de especialidade e a linguagem comum, seja por formas mais adequadas de representação da informação científica, visando à divulgação científica.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11628/pdf Acessado em: 20 dez. 2013