Registro Completo


[012221]

[ impressão]

Referência:
MARAVILHAS-LOPES, Sérgio Paulo. A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendencias e monitorizacao do ambiente externo e sua relacao com a cultura de convergencia dos media. . Perspectivas em Ciencia da Informacao, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 126-137, jan./mar. 2013

Descritor(es):
WEB 2.0, SOCIAL NETWORKING, CULTURA DE CONVERGENCIA DOS MEDIA, ANÁLISE DA CONCORRENCIA, TENDENCIAS DE MERCADO, INTELIGENCIA COLETIVA.

Resumo:
Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado, e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso a estas ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a esta tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nesta troca, partilha e colaboração, potenciadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.

Endereço eletrônico:
http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1658/1109 Acessado em: 11 jun. 2013