Referência: FUJITA, Mariangela Spotti Lopes, BOCCATO, Vera Regina Casari, RUBI, Milena Polsinelli . O contexto da indexacao para catalogacao de livros usando uma abordagem sociocognitiva. . Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 4, n. 2, p. 22-40, jul./dez. 2010
Descritor(es):
INDEXAÇÃO, CATALOGAÇÃO DE ASSUNTO, CATÁLOGOS PÚBLICOS DE ACESSO ONLINE, BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, METODOLOGIA QUALITATIVA SOCIOCOGNITIVA.
Resumo: Foi avaliado o processo de indexação na catalogação em bibliotecas universitárias, utilizando uma abordagem sócio-cognitiva para analisar os procedimentos, as dificuldades e as percepções dos bibliotecários, usuários e gestores. A metodologia consistiu no uso do Protocolo Verbal Individual e em Grupo aplicados em bibliotecas universitárias. Os resultados foram a ausência de procedimentos para a análise de assunto do livro e sua representação, a incompatibilidade da linguagem de indexação, e problemas de recuperação de assuntos do catálogo. Concluímos que é há a tendência de catálogos para atuar como banco de dados. Portanto, o catalogador deverá apresentar uma postura de compromisso semelhante ao de um indexador que trabalha na produção dessas bases.
Endereço eletrônico:
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/viewFile/485/757 Acessado em: 08 nov. 2012
|