Referência: DANTE, Gloria Ponjuán . Auditoria da informacao e do conhecimento organizacional: genese de uma integraçao. . Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 2, n. 2, p. 3-16, jul./dez. 2008
Descritor(es):
AUDITORIA DE INFORMAÇÃO, AUDITORIA DO CONHECIMENTO, AUDITORIA INTEGRAL DE INFORMAÇÃO-CONHECIMENTO, GESTÃO DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Resumo: Desde a década de 80 quando a gestão da informação como recurso teve uma maior ênfase, surgiu também à necessidade de aprofundar as medidas de controle de tal informação. Assim nasceram as chamadas auditorias informacionais com diferentes enfoques. Uma década mais tarde, as organizações avaliaram que o trabalho com a informação não era suficiente, mas que as pessoas e seus conhecimentos marcavam diferenças. Assim, começou-se a estudar o fenômeno da gestão dos processos associados ao conhecimento organizacional, gerando-se também diferentes tipos de auditoria para este recurso. Se entre a informação e o conhecimento existem fronteiras resvalantes, também pode ocorrer o mesmo entre as auditorias em ambos os recursos. De fato quando se faz uma auditoria de informação de alguma maneira o conhecimento está presente e vice-versa. Portanto, este percurso nos apresenta a opção de pensar na integração de ambos os enfoques em uma metodologia integral que possa desenvolver-se em diferentes organizações. Este artigo nos introduz a estes temas e justifica a necessidade de contar com uma metodologia integral para o desenvolvimento destas auditorias em nível organizacional.
Endereço eletrônico:
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/viewFile/46/44 Acessado em: 08 nov. 2012
|