Referência: SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa, ALVES, Maria das Dores Rosa . Representaçao descritiva e temática de recursos de informaçao no sistema agencia Embrapa: uso do padrao dublin core
. . Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 190-205, jul./dez. 2009
Descritor(es):
DUBLIN CORE, METADADOS, REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA, REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA, RECURSOS DE INFORMAÇÃO, AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA.
Resumo: O artigo relata a experiência da Embrapa na utilização do padrão de metadados Dublin Core (DC) na representação descritiva e temática de recursos de informação eletrônicos. É apresentada uma descrição sucinta de cada elemento metadado, incluindo sua definição, qualificadores e valor. A adoção do padrão Dublin Core teve sua origem no âmbito de um projeto de pesquisa dedicado à organização e tratamento da informação eletrônica produzida pela Empresa, cujo produto principal é o website "Agência de Informação Embrapa". Duas ferramentas de software foram desenvolvidas para dar suporte à atividade de representação descritiva e temática. Uma ferramenta é dedicada às rotinas de inserção, alteração, exclusão e consulta de registros na base de dados. Regras mínimas de representação descritiva, baseadas na AACR2, foram adotadas no tratamento da informação. A segunda ferramenta apóia as atividades relativas ao controle de autoridades, palavras-chaves e categorias de assunto. A representação descritiva e temática de recursos de informação utilizando o padrão Dublin Core contribui para aumentar a precisão da informação, além de diminuir as ambig¨idades e inconsistências, fatores críticos de qualidade na recuperação e acesso aos conteúdos desejados.
Endereço eletrônico:
http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/430/291 Acessado em: 17 out. 2012
|