|
Referência: AMARAL, Roniberto Morato et al. Perfis de competencias relativas à inteligencia competitiva: um estudo exploratório no Brasil . . Ciência da Informacao, Brasília, v. 40, n. 2, p. 125-144, maio/ago. 2011
Descritor(es):
INTELIGENCIA COMPETITIVA, GESTAO DE PESSOAS POR COMPETENCIAS, UNIDADE DE INTELIGENCIA, EQUIPE DE INTELIGENCIA COMPETITIVA, COMPETENCIA.
Resumo: A competição entre organizações e nações torna cada vez mais importante a inteligência competitiva (IC) e o desenvolvimento dos profissionais para a consolidação dessa atividade. O objetivo desta pesquisa é identificar o perfil de competências do profissional de IC no Brasil, com vistas ao estabelecimento do processo de gestão de pessoas por competência (GPC) nessa área. O levantamento de dados se baseou na utilização de uma Web survey com a participação de profissionais de múltiplas áreas de atividade e de conhecimento envolvidos com IC no Brasil, com abordagem exploratória. Foram identificados atributos de competência que se mostraram mais importantes para atuação em IC, com base na análise da percepção dos participantes da pesquisa e nos resultados obtidos anteriormente por outros autores. Verificaram-se relações entre habilidades específicas e as funções de coordenador, analista e coletor próprias da IC, além da influência da experiência sobre habilidades relevantes. Os resultados permitiram elaborar um referencial de atributos de competência associados a conhecimentos, habilidades e atitudes que pode ser útil para o profissional interessado e na gestão de recursos humanos para realização de diagnósticos, recrutamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes, inclusive, a implantação e instrumentalização da GPC na área de IC.
Endereço eletrônico:
http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1306 Acessado em: 19 jan. 2017
|