Registro Completo


[011108]

[ impressão]

Referência:
VIDIGAL, Frederico, NASSIF, Monica Erichsen . Inteligencia competitiva: metodologias aplicadas em empresas brasileiras. . Informacao & Informacao, Londrina, v. 17, n. 1, p. 93-119, jan./jun. 2012

Descritor(es):
INTELIGENCIA COMPETITIVA, INTELIGENCIA DE MERCADO, FONTES DE INFORMACAO, PRODUTOS DE INFORMACAO, MONITORACAO AMBIENTAL..

Resumo:
Introdução: Apresenta um panorama acerca da Inteligência Competitiva no contexto das organizações brasileiras. Objetivo: Investiga a existência de metodologias de Inteligência Competitiva aplicadas a organizações nacionais e multinacionais de diferentes segmentos de mercado. Metodologia: Revisão de literatura nacional e internacional - envolvendo o status quo da atividade de Inteligência Competitiva no mundo - e cujo conteúdo foi confrontado com os resultados obtidos em entrevistas realizadas em 13 organizações nacionais e multinacionais com atuação no Brasil, no período de dezembro de 2010 a abril de 2011. Resultados: No artigo foram analisados os diferentes objetivos e experiências de Inteligência Competitiva em organizações envolvendo diferentes práticas para a projeção de cenários, análise de conteúdos provenientes de mídias e monitoramento do ambiente geral e setorial das organizações. A pesquisa apontou ainda as principais fontes e produtos de informação, perfil dos participantes e ferramentas utilizadas para a prática de Inteligência Competitiva no ambiente organizacional brasileiro. Conclusões: Embora as organizações adotem metodologias relativamente similares de Inteligência Competitiva, essa atividade apresenta objetivos distintos, afeitos tanto ao enfoque estratégico, quanto aos enfoques mercadológico, comercial e de vendas, prevalecendo o primeiro. O aspecto estratégico também está refletido nos modelos de subordinação hierárquica dominante das áreas de Inteligência Competitiva.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8744/11376 Acessado em: 19 set. 2012