Registro Completo


[010963]

[ impressão]

Referência:
SOUZA, Edivanio Duarte de, DIAS, Eduardo José Wense. A integracao disciplinar na ciencia da informacao: os nao-ditos sobre essa familiar desconhecida. . Ciencia da Informacao, Brasília, v. 40, n. 1, p. 52-67, jan./abr. 2011

Descritor(es):
CIENCIA DA INFORMACAO, DISCURSO DA INTEGRACAO DISCIPLINAR, EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA DA INFORMACAO, EPISTEMOLOGIA INTERDISCIPLINAR.

Resumo:
Parte considerável dos estudos epistemológicos no campo da ciência da informação, no Brasil, tem como vetor a interdisciplinaridade. Contudo, alguns denunciam a dificuldade nos processos de integração disciplinar e de consolidação epistemológica. Eles têm por fundamento a construção de indicadores bibliométricos, excluindo o funcionamento discursivo que evidencia os efeitos de sentido dele decorrentes. Este trabalho visa a compreender esses efeitos, a partir dos implícitos e silenciamentos na constituição desse discurso e nos possíveis entraves à consolidação epistemológica da ciência da informação. Para tanto, tem como corpus analítico 12 (doze) artigos selecionados na produção científica brasileira que discutem a integração disciplinar na ciência da informação. A seleção dos artigos foi realizada a partir de análises desenvolvidas em fase anterior da pesquisa, buscando a construção do objeto e do processo discursivos. As análises e discussões foram realizadas com base na Análise do Discurso da linha francesa. Considera que o discurso da interdisciplinaridade, na ciência da informação, é permeado por mais de uma formação discursiva, mas se encontra ancorado no discurso dominante, que tem como vetor as determinações do modo de desenvolvimento informacional. Esse discurso utiliza de estratégias naturalizantes e generalizantes para mascarar seu posicionamento ideológico. A fragilidade nos processos de integração disciplinar se traduz em dificuldade na constituição e consolidação epistemológica da ciência da informação.

Endereço eletrônico:
http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1885/1393 Acessado em: 07 maio 2012