Registro Completo


[010960]

[ impressão]

Referência:
AZEVEDO, Ana Luísa Vieira de, RICCIO, Vicente, RUEDIGER, Marco Aurélio . A utilizacao das estatísticas criminais no planejamento da acao policial: cultura e contexto organizacional como elementos centrais à sua compreensao. . Ciencia da Informacao, Brasília, v. 40, n. 1, p. 9-21, jan./abr. 2011

Descritor(es):
SEGURANCA PÚBLICA, INSTITUICOES POLICIAIS, ESTATÍSTICAS CRIMINAIS, PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE POLICIAL, USO DA INFORMACAO.

Resumo:
A utilização da informação no planejamento da atividade policial se coloca como uma das principais questões no debate sobre os paradigmas de segurança pública contemporâneos. Dessa forma, as estatísticas criminais situam-se como importante instrumento neste processo. Este artigo busca promover uma reflexão sobre o uso das estatísticas criminais pelos profissionais de segurança pública como uma fonte de informação para o planejamento de suas ações. Para tal, foram abordadas três variáveis consideradas centrais para o desenvolvimento da discussão: os paradigmas de policiamento contemporâneos, a utilização e as funcionalidades das estatísticas no planejamento da atividade policial, e a utilização das estatísticas criminais por parte dos profissionais de segurança pública tendo em vista o contexto organizacional no qual estão inseridos. A conclusão do artigo aponta para a necessidade de se observarem a cultura e a estrutura das instituições policiais como elementos centrais no desenvolvimento de um modelo de policiamento marcado pela inteligência, pró-atividade e prevenção à criminalidade.

Endereço eletrônico:
http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1847/1400 Acessado em: 07 maio 2012