Referência: PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro . Itinerários epistemológicos da instituicao e constituicao da Informacao em Arte no campo interdisciplinar da Museologia e da Ciencia da Informacao. . Museologia e Patrimonio, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 9-17, jul./dez. 2008
Descritor(es):
INFORMACAO EM ARTE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIA DA INFORMACAO, MUSEOLOGIA, MUSEUS, EDUCACAO DA SENSIBILIDADE.
Resumo: Questões introdutórias sobre Informação em Arte e constituição e instituição da disciplina no cenário da "nova ordem científica", com as transformações de C&T, a Sociedade da Informação e do Conhecimento e sob o "regime de informação". Rede conceitual entre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, no território epistemológico da construção da Informação em Arte, no entrecruzamento ou interfaces da Ciência da informação e Museologia e em pesquisas teóricas e empíricas nessa linha. Vislumbres da amplitude do papel dos museus por meio da educação pela arte, especificamente a "educação da sensibilidade" e de recursos de tecnologias de informação e comunicação para o exercício de sua potencialidade educacional e força transformadora, capaz de impulsionar a inclusão social e cultural do indivíduo.
Endereço eletrônico:
http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/3/17 Acessado em: 16 mar. 2012
|