Registro Completo


[010808]

[ impressão]

Referência:
BAUMGARTEN, Maira . Geopolitica do conhecimento e da informacao: semiperiferia e estrategias de desenvolvimento. . Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 16-32, mar. 2007

Descritor(es):
GEOPOLITICA DO CONHECIMENTO E DA INFORMACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA, INOVACAO SOCIAL, TECNOLOGIAS SOCIAIS, COMERCIALIZACAO DE C&T , DESENVOLVIMENTO.

Resumo:
Este artigo é fruto dos debates e reflexões vinculados à preparação e realização da mesa "Geopolítica da informação e do conhecimento e suas implicações nas estratégias de desenvolvimento" no Seminário "Desenvolvimento em Questão: que sociedade da informação e do conhecimento?", realizado no Rio de Janeiro, em setembro de 2006. A partir das três intervenções ocorridas durante o evento e dos debates que se seguiram, são abordados os temas relativos às desigualdades (no âmbito social, organizacional e territorial) no acesso a informações e conhecimentos estratégicos e desigualdades na capacidade de inovação e aprendizado. São debatidas, ainda, as novas formas de apropriação e privatização de conhecimentos estratégicos e, também, os requisitos para as políticas de C&T e sua relação com o desenvolvimento. O conjunto de questões levantado a partir das exposições foi bastante rico e seu eixo principal girou em torno das dificuldades envolvidas nos processos de comercialização da C&T, das vantagens e desvantagens da concentração da produção do conhecimento científico e da importância de políticas voltadas à resolução dos problemas ocasionados pela concentração demasiada. O grande consenso foi sobre a necessidade da formulação e implementação de políticas adequadas às peculiaridades nacionais e locais. Outro tema abordado foi o das tecnologias convencionais e tecnologias sociais e sua aplicação em diferentes contextos.

Endereço eletrônico:
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3115/2806 Acessado em: 18 set. 2017.