Registro Completo


[010306]

[ impressão]

Referência:
FERREIRA, Tatiane, MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Caracteristicas da literatura cientifica periodica de economia e educacao no Brasil: duas areas das Ciencias Sociais. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, ANCIB . Anais..., 2011. p.2179-2192

Descritor(es):
PERIODICOS EM ECONOMIA: CARACTERÍSTICAS DE PUBLICACAO, PERIODICOS EM EDUCACAO: CARACTERISTICAS DE PUBLICACAO, QUALIS/CAPES.

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de que as diferenças na forma de comunicação entre disciplinas, notadas por Hj›rland, entre outros, estariam associadas não apenas ao seu objeto de estudo ou aos seus objetivos ou métodos, mas também à sua origem e desenvolvimento. Foram escolhidas a Economia e a Educação, duas disciplinas das ciências sociais, por apresentarem diferentes históricos. O estudo se baseia na argumentação de Hj›rland quanto à análise de domínio e limitou-se à análise dos periódicos dessas áreas listados na Qualis da Capes, complementadas por títulos incluídos na SciELO. O estudo foi desenvolvido em duas fases. O método escolhido foi o levantamento quantitativo. Na primeira fase - análise dos periódicos - foram examinadas as seguintes características em cada lista: quantidade de títulos, distribuição pelos estratos, proporção entre periódicos nacionais e estrangeiros, interdisciplinaridade (representada por inclusão de títulos de outras áreas nas listas) e idioma. Na segunda fase - análise de artigos, a amostra foi reduzida a cinco periódicos de cada área, dos quais foi examinado apenas o fascículo mais recente disponível para consulta. As características levantadas foram: número de páginas por artigo, composição predominante de autoria, quantidade de referências citadas por artigo, tipo de documento e idioma. Os resultados mostraram que as diferenças ocorrem em algumas das características estudadas, mas não todas. A Economia se mostrou mais focada em seus próprios temas e mais internacional. Os resultados obtidos para a Educação a mostram mais abrangente ou difusa em seus interesses, que seriam mais regionais ou nacionais que internacionais. A análise dos artigos, no entanto, não mostrou muitas divergências na extensão dos textos publicados nem no número de citações por artigos. Mas as formas de autoria, o idioma das obras citadas e o tipo dessas obras, de novo, apontam para as diferenças pressupostas.

Número de Chamada: CD ROM NO SETOR DE REFERENCIA