Referência: SOUSA, Antonio Jose Figueiredo Peva de, AMARAL, Sueli Angelica do. A formacao referencial do comportamento organizacional no enfoque da gestao arquivistica. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, ANCIB . Anais..., 2011. p.1095-1110
Descritor(es):
GESTAO DE ARQUIVOS, AMBIENTE ORGANIZACIONAL, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TEORIA RELACOES HUMANAS, GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS.
Resumo: A aplicabilidade das teorias administrativas no quadro organizacional explica o processo de mudança e adaptação das unidades informacionais e refletem a influencia que o ambiente exerce sobre as organizações. O foco em estudos que otimizam os recursos das instituições, promovem uma melhor compreensão da área da CI e relevam seu papel junto as suas comunidades, determinando sua essencial função na sociedade do conhecimento. O ambiente organizacional sofre influencias diretas do processo administrativo do trabalho. A solução de conflitos pessoais no ambiente de trabalho poderá alcançar o êxito das organizações. No departamento de arquivo, o fator dos grupos informais determinados na teoria das relações humanas, exerce uma forte influência no local de trabalho. Assim a pesquisa propôs verificar a influência e importância tanto social como científica da teoria das relações humanas para o processo de gestão de arquivos. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de um arquivo pertencente a uma instituição universitária com o estudo do grupo focal como ferramenta estratégica de recolha de dados. A análise dos dados guiou-se por três fases distintas: Elementos motivacionais; influência comportamental no indivíduo e; integração da organização formal com a informal. Como resultados do estudo, a motivação e um bom ambiente de trabalho destacaram-se nos fatores que desenvolvem habilidades e competências dos funcionários, interferindo no comportamento organizacional que faz-se presente através de formas de recompensas, reconhecimento, homem social e grupos informais. Entende-se que pesquisas dessa natureza contribuem para o desenvolvimento da gestão de arquivos e sugere-se que os dados resultantes da análise sejam aplicados em arquivos com uma estrutura maior de organização, como no caso de arquivos públicos institucionais.
Número de Chamada: CD ROM NO SETOR DE REFERENCIA
|