Referência: BIOLCHINI, Jorge Calmon de Almeida, GIORDANO, Rafaela. Comportamento informacional na producao cientifica: busca e recuperacao da informacao na construcao do campo da Ciencia da Informacao. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, ANCIB . Anais..., 2011. p. 944-963
Descritor(es):
RECUPERACAO DA INFORMACAO, RECUPERACAO DA INFORMACAO NA WEB, COMPORTAMENTO INFORMACIONAL, COMPETENCIA INFORMACIONAL, RELEVANCIA DA INFORMACAO, NECESSIDADE DE INFORMACAO.
Resumo: As transformações contemporâneas na acessibilidade à informação têm alterado significativamente o comportamento dos cientistas no processo de construção do conhecimento. Um volume exponencialmente crescente de dados, veículos e trabalhos científicos encontra-se disponibilizado na web, com vasta abrangência e diversidade de conteúdos. Superar barreiras espaço-temporais, reduzindo distância e velocidade de recuperação, tem sido determinante para o crescimento da busca on-line por informação especializada. Como a quantidade de conteúdos e seu incremento contribuem para dificultar a especificidade dos elementos recuperados, a competência em informação tem importância capital na qualidade e na relevância singularizada da informação obtida. Compreendendo um conjunto de habilidades, abrange processos de identificação da necessidade informacional, sua conversão em demanda, seleção e utilização adequada de fontes de informação e ferramentas de busca, formulação de busca, análise, validação, seleção e interpretação de resultados. Objetivou-se analisar o comportamento informacional do cientista da informação no processo de busca e recuperação, a fim de evidenciar as ações adotadas, as estratégias, as formulações, os pontos críticos, as decisões tomadas, os resultados obtidos, e o grau de satisfação. Para tanto, o estudo se constitui em uma pesquisa exploratória sobre o comportamento dos pós-graduandos em relação à busca de informação científica na web. Um levantamento do perfil de formação profissional e um estudo de incidente crítico foram empregados, através de questionário e entrevista complementar. Os resultados obtidos são consistentes com estudos semelhantes em diferentes áreas do conhecimento. A aprendizagem informal constitui o modo principal para adquirir habilidades em busca e recuperação da informação. A utilização de mecanismo genérico de busca, sem o emprego de recursos avançados, o baixo uso de operadores, o número reduzido de termos constituem estratégias de busca predominantes. O grau de satisfação não apresenta correlação com a qualidade dos resultados obtidos. Mudanças na auto-avaliação pré e pós-estudo demonstram ter o mesmo propiciado a metacognição, processo que influencia positivamente a aprendizagem. Os resultados apontam a necessidade de fomentar o aprimoramento da competência informacional, para contribuir na qualidade do processo de busca e recuperação entre cientistas da informação.
Número de Chamada: CD ROM NO SETOR DE REFERENCIA
|