Referência: SILVA, Marcio Bezerra da, NEVES, Dulce Amelia de Brito. A aplicacao da teoria da classificacao facetada em banco de dados, atraves da modelagem conceitual. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, ANCIB. Anais..., 2011. p.540-557
Descritor(es):
REPRESENTACAO TEMATICA DA INFORMACAO, TEORIA DA CLASSIFICACAO FACETADA DE RANGANATHAN, MODELAGEM DE DADOS, MODELAGEM CONCEITUAL.
Resumo: Apresentamos a Teoria da Classificação Facetada (TCF) de Ranganathan como possibilidade de estruturação do conhecimento, através da organização de conceitos e da criação de relacionamentos em ambiente de Banco de Dados (BD). Aqui são elencadas as cinco categorias ou facetas, estabelecidas por Ranganathan, chamadas de PMEST (Personalidade, Material, Energia, Espaço e Tempo). Objetiva-se, a partir de uma pesquisa aplicada e exploratória, investigar a possibilidade de aplicação da classificação facetada para organização do conhecimento, visando à recuperação da informação em BD. Também se almeja, de maneira mais específica, investigar a possibilidade da aplicabilidade da classificação facetada com a modelagem de dados em ambientes digitais. Adota-se como etapa de pesquisa o desenvolvimento do protótipo de BD, mais especificamente a fase inicial da modelagem de dados (modelagem conceitual), subsidiados por uma pesquisa bibliográfica sobre Representação Temática da Informação. O texto apresenta como resultados da pesquisa a determinação dos termos representativos aos materiais/documentos, por meio da TCF, na modelagem conceitual do protótipo de BD. Visa a organização e recuperação da informação na Instituição em pesquisa. Conclui-se que é possível adotar a TCF em ambientes digitais por meio da modelagem conceitual, além de apresentar uma estrutura de classificação facetada ilimitada, flexível e multidimensional.
Número de Chamada: CD ROM NO SETOR DE REFERENCIA
|