Referência: SOUZA, Edivanio Duarte de, DIAS, Eduardo Jose Wense. A interdisciplinaridade na ciencia da informacao: estrategias do discurso contemporaneo integrador. . ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, ANCIB. Anais..., 2011. p.104-121
Descritor(es):
CIENCIA DA INFORMACAO, DISCURSO DA INTERDISCIPLINARIDADE, EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA DA INFORMACAO, EPISTEMOLOGIA INTERDISCIPLINAR.
Resumo: A epistemologia interdisciplinar vem sendo reconhecida como um dos principais fundamentos da Ciência da Informação, tomando como referência, pelo menos, dois elementos que apontam para a constituição de um campo epistemológico interdisciplinar: a complexidade do objeto de estudo e a multiplicidade de formações que caracterizam sua comunidade científica. Com efeito, essas constatações têm por base pontos estabilizados, desconsiderando o processo discursivo, que abarca suas condições de produção. Procura compreender o funcionamento do discurso da interdisciplinaridade na Ciência da Informação a partir da perspectiva da Análise do Discurso da escola francesa fundada por M. Pêcheux. Para tanto, foram analisados artigos da produção científica brasileira que discutem a integração disciplinar. A seleção dos artigos foi realizada com base em fase anterior da pesquisa, que buscou a delimitação do espaço em que se inscrevem a construção do objeto e do processo discursivos. O discurso da interdisciplinaridade na Ciência da Informação é permeado por mais de uma formação discursiva, mas se encontra ancorado no discurso dominante, que tem como vetor as determinações do modo de desenvolvimento informacional. Esse discurso é permeado de estratégias naturalizantes e generalizantes, que mascaram seu posicionamento ideológico. O pluralismo constitutivo do campo informacional promove a fragilidade no processo de integração disciplinar, que se traduz em dificuldade na constituição da identidade e na consolidação epistemológica da Ciência da Informação.
Número de Chamada: CD ROM NO SETOR DE REFERENCIA
|