Registro Completo


[010111]

[ impressão]

Referência:
STEINDEL, Gisela Eggert. Um contexto de leitura: a biblioteca municipal Emilio Carlos Jourdan - entre patronos e discursos. . Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 141-157, 2006

Descritor(es):
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL - HISTÓRIA (SANTA CATARINA), BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL - DISCURSOS, HISTÓRIA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA - SANTA CATARINA.

Resumo:
O estudo analisa a fundação da Biblioteca Municipal Emilio Carlos Jourdan, um dos contextos de leitura antecedentes à constituição da biblioteca municipal da cidade de Jaraguá do Sul (SC). Neste texto discute-se um modo de criação de uma biblioteca municipal na década de 40 do século XX. Os dados resultaram dos estudos de doutoramento que investigou a biblioteca pública municipal Rui Barbosa neste município. Esta investigação se pautou em alguns pressupostos da História Cultural, mais especificamente, buscou na vertente da Micro-História compreender como em um lugar e um tempo uma dada comunidade constituiu o seu espaço público de leitura. O estudo mostra que essa a biblioteca municipal Emilio Carlos Jourdan, foi fundada em um discurso político-retórico e sem legislação e como conseq¨ência não resistira às injunções políticas do seu tempo e lugar.

Endereço eletrônico:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11n22p141/369 Acessado em: 19 dez. 2011