Registro Completo


[009594]

[ impressão]

Referência:
BOCCATO, Vera Regina Casari, FUJITA, Mariangela Spotti Lopes. Estudo comparativo entre vocabularios controlados de catalogos coletivos em bibliotecas universitarias. . CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTACAO E CIENCIA DA INFORMACAO, 24., 2011, Maceio. Anais... Maceio : Febab, 2011.

Descritor(es):
AVALIACAO, CATALOGOS COLETIVOS, ORGANIZACAO E REPRESENTACAO DO CONHECIMENTO, SISTEMAS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, VOCABULARIO CONTROLADO.

Resumo:
Avaliam-se os vocabulários controlados utilizados em catálogos coletivos de Sistemas de Bibliotecas Universitárias, no contexto da estrutura e forma de construção e pela perspectiva dos fundamentos teóricos e metodológicos da área de Organização e Representação do Conhecimento. A metodologia consiste na análise do Vocabulário Controlado do SIBi/USP, utilizado no catálogo DEDALUS do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, da Lista de Cabeçalhos de Assuntos da Rede BIBLIODATA (LCARB), usada no catálogo ATHENA da Rede de Bibliotecas da UNESP e do IndBCo, adotado no catálogo coletivo do Sistema de Bibliotecas da UFSCar. Numa análise comparativa, os resultados revelam que o Vocabulário SIBI/USP possui uma estrutura conceitual mais consistente, em detrimento da LCARB e do IndBCo. A LCARB necessita de um aprimoramento em sua base terminológica, a partir da especificação e atualização dos termos. Por sua vez, o IndBCo mostrou-se, também, desatualizado, com um repertório terminológico muito genérico e com relacionamentos inadequados entre os termos. Conclui-se que são de fundamental importância os subsídios de diretrizes normativas e dos preceitos teóricos e metodológicos da literatura científica para a modelagem de instrumentos de representação da informação com rigor de construção, exemplificados pelos vocabulários controlados de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias.

Número de Chamada: http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/43/453 06 set. 2011