Registro Completo


[000637]

[ impressão]

Referência:
PEREIRA, Maria de Nazare Freitas. Geracao, comunicacao e absorcao de conhecimento cientifico-tecnologico em sociedade dependente; um estudo de caso: o programa de Engenharia Quimica - COPPE/UFRJ - 1963-1979. . Ciencia da Informacao, Brasilia, v. 10, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 1981

Descritor(es):
CIENCIA DA INFORMACAO, INTERDISCIPLINARIDADE, CONHECIMENTO CIENTIFICO, CONHECIMENTO TECNOLOGICO, PRODUCAO, PROCESSO DE COMUNICACAO, ABSORCAO.

Resumo:
Os planos e programas governamentais para o desenvolvimento científico-tecnológico, nas duas últimas décadas, refletiam a ideologia segundo a qual o binômio Ciência/Educação poderia ser colocado a serviço do desenvolvimento econômico.A análise, através do método da observação participante, do conhecimento científico-tecnológico produzido durante 17 anos pelo Programa de Engenharia Química, mostrou fraca interação do conhecimento gerado com as demandas dos setores produtivos, contatos informais irregulares e pouco representativos, altoíndice de comunicação em congressos, mas registro assistemático em periódicos. Essa situaçãoé analisada dentro de um quadro de dependênciaque, na maioria das vezes, frustra tanto as tentativas de ligação com os setores produtivos quanto o desenvolvimento da atividade científico-tecnológica, até mesmo em seu processo de comunicação.

Endereço eletrônico:
http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/147 Acessado em: 09 jan. 2017