Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
REDIGOLO, Franciele Marques, FUJITA, Mariângela Spotti Lopes . A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informaçao. Informaçao & Informaçao, Londrina, v. 20, n. 3, p. 356-376, set./dez. 2015

Descritor(es):
LEITURA TÉCNICA; MEDIAÇAO DA INFORMAÇAO; REPRESENTAÇAO DA INFORMAÇAO

Resumo:
Introdução: A leitura técnica é pautada por objetivos profissionais e por ser subjetiva pode sofrer muitas interferências pelo profissional da informação ou mediador da informação, como por seu conhecimento prévio e de mundo, estratégias cognitivas e metacognitivas, conhecimento de estruturas e tipos textuais e suas características. Objetivo: Esta comunicação objetivou argumentar a leitura profissional, primeira fase da análise de assunto na catalogação, como mediadora da informação, possibilitando o acesso dos usuários aos documentos através das representações de assunto. Metodologia: Discussão teórica sobre a leitura profissional e a influência da ação mediadora do profissional da informação. Resultados: Discutiu-se a leitura profissional como sendo uma ação mediadora para a representação de conteúdo tanto para a catalogação, indexação, elaboração de resumos e classificação. Nesse sentido, a leitura profissional do catalogador caracterizou-se como mediação implícita ao passo que é a partir dela que se inicia a representação da informação e que pode sofrer influências na tomada de decisão do profissional, principalmente quando a atividade torna-se um hábito, onde não há mais reflexão sobre os fazeres. Conclusão: Deste modo, destaca-se que a finalidade da leitura não termina em si mesma, pois seu propósito encontra-se na representação mediada e quanto mais precisa, mais concreta será a recuperação da informação pelos usuários.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/21683/17651 Acessado em: . Acesso em: 25 abr. 2016.

[Fechar esta janela]